SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Palavra do Presidente

Reforma administrativa: Ou nos unimos ou seremos atropelados

  • 24 de setembro de 2020
Presidente

Os embates que o governo federal iniciou desde a sua gestão contra o serviço público brasileiro ganharam contornos graves e assustadores, atingindo o seu ápice no presente mês. A reforma administrativa proposta por Bolsonaro e Guedes vem recheada de itens que prejudicam os servidores públicos futuros, mas também os atuais, por mais que o discurso vendido seja o contrário.

A realidade é que o governo federal mente descarada e sistematicamente, influenciando a mídia e a opinião pública contra os servidores que prestam um grande serviço ao país. A reforma foi vendida como necessária e, supõe-se, impactando apenas os novos servidores, mas o fato é que o governo não toma qualquer medida para aumentar a arrecadação a partir dos muito ricos e das grandes fortunas, tributar lucros e dividendos,   assim como agride imediatamente os servidores públicos atuais por meio de detalhes que tentam passar desapercebidos no bojo da emenda constitucional. Como se não bastasse, o governo sinalizou claramente que fatiou toda a proposta e vai manter o embate durante um longo tempo, a fim de desgastar as entidades representativas que estão, arduamente, defendendo e representando os servidores.

Por isso, é tempo de nos unirmos. É fundamental a participação de cada servidor público nos debates, no diálogo e na pressão aos parlamentares, buscando, primeiro, informar-se sobre o que está realmente acontecendo e, na sequência, buscando esclarecer a sociedade e os próprios parlamentares sobre os perigos da PEC 32. Todos os nossos esforços têm que estar voltados para barrar a emenda ou, na pior das hipóteses, garantir que os direitos fundamentais dos servidores sejam mantidos. Também é fundamental que nos unamos entre todas as classes do serviço público, como única alternativa para fazer força frente à toda a máquina pública e investimento em propaganda feito pelo governo para aprovar a reforma.

Como temos ressaltado em notícias constantes no nosso site e nas nossas mídias, há perdas imediatas para todos os servidores públicos, que podem recair, inclusive, sobre os servidores dos Tribunais de Contas. 

Precisamos alertar, estudar e convencer cada amigo, colega, familiar e político ao nosso alcance. Juntos conquistamos muito para o serviço público brasileiro, que atua garantindo dignidade, principalmente aos mais pobres, assim como permanece sendo um fator de distribuição de renda para dezenas de milhares de famílias, mas se não nos mantivermos unidos agora, poderemos perder décadas de avanços e ficar à margem, em breve, das “generosas” mãos do mercado..

Coragem e trabalho, colegas, vamos juntos, enfrentar, mais uma vez, uma batalha que vale a pena ser lutada.

 

Abraços a todos e a cada um,

Luiz Tadeu Grossi Fernandes

Presidente do Sindicontas-PR

 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.