Notícias » Sindicontas/PR

Sindicontas/PR apresenta proposta para saneamento do Fundo Previdenciário dos Servidores do Estado do Paraná

• 01 de agosto de 2018

Durante a 7ª Reunião Ordinária do exercício de 2018, do conselho de administração da Paranaprevidencia realizada no dia 26/07/2018 (quinta-feira), o conselheiro Luiz Tadeu Grossi Fernandes, diretor do Sindicontas/PR, tornou pública diversas propostas visando de forma definitiva sanear o Fundo de previdência da Paranaprevidencia.

As propostas sintetizam o trabalho desenvolvido pelo FASS – Fórum Associativo e Sindical dos Servidores do Estado do Paraná, da Pública Paraná e diversas entidades representativas de parcelas significativa dos servidores do Paraná.

Estas propostas, apresentadas pelo diretor do Sindicontas/PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes, são de extrema relevância neste momento em que o governo envia proposta ao legislativo para alteração no plano de custeio da Paranaprevidência. A proposta do governo será colocada em  pauta assim que o legislativo retornar do recesso, por isso, é importante o debate com o governo, o legislativo, os servidores e a sociedade paranaense.

Segundo o conselheiro Luiz Tadeu, vice-presidente da Pública Paraná e diretor do Sindicontas/PR, o projeto enviado não solucionará o problema da nossa previdência, pelo contrário, agravará ainda mais a situação. Esta proposta está desonerando a gestão atual e a seguinte de aportes obrigatórios e transferindo para gestões futuras o ônus previdenciário. O conselhereiro destaca ainda que as contrapartidas estabelecidas são de elevada monta e de difícil execução pelas gestões futuras.

Além disso, a proposta faz remissão da contrapartida dos valores devidos pelo estado ao fundo de previdência e prevê a devolução dos valores pagos pelos poderes, através de compensações futuras.

Ressalta também que a questão previdenciária deve ser tratada de maneira ampla e completa, não devendo ser abordada como política de governo e sim como política de Estado, necessitando solução definitiva.

A partir de agora os representantes pelo FASS nos Conselhos de Administração e Fiscal, da Publica Paraná  e representantes das demais entidades, irão atuar junto ao Governo do Estado, deputados e candidatos ao governo do Estado para viabilizar politicamente as propostas.

Veja na integra as propostas e colabore enviando seu feedback ou sugestões para presidencia@sindicontaspr.org.br