SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Lista de contas reprovadas do TCE-PR tem 191 prefeitos

  • 19 de julho de 2018

Documento entregue para a Justiça Eleitoral pode decretar inelegibilidade de gestores nas próximas eleições.

O TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) liberou ontem (17) a consulta pública da lista de agentes públicos com contas julgadas irregulares nos últimos oito anos e com trânsito em julgado da decisão – não cabendo mais recurso no âmbito administrativo.

O documento já havia sido entregue ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) na segunda-feira (16). Fechada no último dia 10, a lista tem 1.652 processos sob a responsabilidade de 1.083 agentes. Segundo levantamento do Metro Jornal, do total de agentes, 190 são prefeitos que tiveram exercício do mandato no interior paranaense entre 1994 e 2016 – a maioria entre o fim da década passada e o início desta –, mais um com gestão atual.

Do total das decisões, 285 são relativas a esses prefeitos, sendo que alguns também têm condenações como vereadores, presidentes de Câmaras ou de Consórcios Intermunicipais, por exemplo, o que faria o número das decisões relativas a esses CPFs ultrapassarem as 300.

Uma parte significativa dos processos julgados diz respeito a convênios com secretarias, fundos e órgãos do estado ou associações e institutos, que tiveram uma ou mais irregularidades detectadas, como inexecução total do seu objeto, não aplicação financeira dos recursos, realização de despesas não autorizadas ou com desvio de finalidade e falta de licitações.

Apesar de quase a totalidade dos prefeitos não estar mais à frente dos municípios, parte segue ativa no mundo político e pode ter interesse nas eleições de outubro, principalmente aos cargos de deputado estadual e federal.

A lista com as decisões servirá de base para que o TRE-PR possa ou não decretar a inelegibilidade de gestores que queiram concorrer e contribuirá para a análise feita pela Justiça Eleitoral dos pedidos de registro de candidatura.

De acordo com a “Lei de Inelegibilidade” (Lei Complementar nº 64/1990), são inelegíveis para qualquer cargo “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes”.

Ao receber oficialmente a lista na segunda, o presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Taro Oyama, afirmou que, para se tornar elegível, caberá aos candidatos comprovar que a irregularidade julgada pelo TCE-PR é possível de saneamento ou não. Ele também disse que a lista favorece o controle social.

“São informações importantes para que o cidadão possa escolher seus candidatos”. A lista completa está disponível no site.

 

Fonte: Paraná Portal

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

21 de junho de 2018

Aprovado PL do Estatuto dos Servidores do TCE/PR

A primeira votação do Projeto de Lei nº 243/2018 que prevê o Estatuto dos...

30 de maio de 2018

Defesa da autonomia do TCE/PR frente aos discursos da ALEP

Na sessão plenária do dia 22/05/2018, da Assembleia Legislativa do Estado do...

23 de maio de 2018

TCE-PR começa a atuar sob novo modelo de fiscalização, com foco na ação preventiva

A partir desta segunda-feira (23), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná passou a adotar...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.