SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Sindicontas/PR

Imagem

Sindicontas/PR ativo no debate sobre justiça tributária no Brasil

  • 30 de maio de 2018

Seminário realizado em Curitiba com participação do Sindicontas cria espaço para discussão do sistema tributário brasileiro e suas consequências 

  

A diretoria do Sindicontas/PR esteve presente em um Seminário realizado no último dia 24 pelo Sindafep (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná). O evento, realizado em Curitiba, teve por objetivo discutir as questões que permeiam e fundamentam o projeto “Reforma Tributária Solidária: Menos Desigualdade, Mais Brasil”. 

 O presidente do Sindicontas/PR, Wanderlei Wormsbecker,  aproveitou a ocasião para reafirmar a importância da criação de espaços que possibilitem o debate de questões como a desigualdade social no Brasil e a contribuição de um sistema tributário regressivo na manutenção desse cenário. Posição compartilhada pelo Diretor Administrativo Financeiro, Luiz Tadeu Grossi Fernandes, também presente no Seminário.   

O projeto “Reforma Tributária Solidária, Menos Desigualdade, Mais Brasil” idealizado pela Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) e pela Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), reuniu, em meados de 2017, 40 especialistas com um mesmo propósito: apresentar uma proposta para a Reforma Tributária necessária no Brasil.  

 Os especialistas buscam um caminho para corrigir as irregularidades no sistema tributário brasileiro de maneira efetiva, pois não basta apenas simplificar o sistema. É necessário enfrentar as anomalias crônicas que motivam a desigualdade social brasileira. 

 Para isso, o projeto “Reforma Tributária Solidária, Menos Desigualdade, Mais Brasil”, sugere que a reforma seja pautada a partir de oito premissas fundamentais que ponham em discussão aspectos como: uma reforma pensada na perspectiva do desenvolvimento; que aperfeiçoe o processo de tributação sobre o comércio internacional; que considere a tributação ambiental; entre outros.  

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mostra que o Brasil ocupa o 10º lugar, dentre outros 140 países, no ranking da desigualdade. E uma das questões que mais contribui para que o nosso país apareça em uma posição tão baixa, é justamente o nosso sistema tributário. Em outras palavras: “quem ganha mais, paga menos”. 

 A Reforma Tributária é um interesse comum de toda uma classe trabalhadora, que inclui sindicatos, associações, movimentos sociais, partidos políticos e todos aqueles que estão mobilizados na construção de um país cada dia mais justo e democrático. Por isso, o Sindicontas/PR apoia essa iniciativa, na esperança de que um dia o Brasil possa se ver livre de tanta desigualdade. 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comentários

04 de junho de 2018 - 21:22

Zeni ferreira Castilho

Ogrigada pelas informações: a esperança nunca morre, pois o dia em que ela morrer, iremos todos juntos. PARABÉNS À VCS.

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

23 de abril de 2018

“Menos Desigualdade, Mais Brasil” é o que pede a nova campanha da Reforma Tributária Solidária

É com essa motivação que a ANFIP e a Fenafisco se uniram em prol de um...

23 de abril de 2018

Reforma tributária: um dia ela sai?

Reforma tributária é uma antiga aspiração do empresariado e de todos os...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.