SINDICONTAS/PR »

Notícias

Imagem

Sem presidente, Paranaprevidência se omite em momento decisivo

  • 10 de maio de 2018
Desde o dia 6 de abril a Paranaprevidência está sem presidente. Do ponto de vista formal, há uma resolução interna que determina que na falta de presidente quem responde pela instituição em assuntos urgentes é o diretor administrativo financeiro. Entretanto, no debate público e institucional, o órgão está sem comando. Com isso, a instituição responsável pela gestão da previdência dos servidores estaduais do Paraná não tem conseguido agir em questões que ameaçam o equilíbrio financeiro do sistema estadual de aposentadoria.
 
Coincidentemente, nesse período em que está sem comando a Paranaprevidência assiste à tentativa de correção de um erro que foi cometido na reforma previdenciária de 2015 e também enfrenta uma ofensiva dos poderes do estado – capitaneada pela Procuradoria Geral – para garantir judicialmente a devolução de valores pagos a título de contrapartida pela contribuição de inativos.
 
Um exemplo que evidencia essa fragilidade é que a orientação dada pela instituição a quem busca mais informações sobre o processo movido pela Procuradoria Geral do Estado é que procure a própria PGE. Ou seja, em vez de apresentar seus próprios argumentos, a Paranaprevidencia pede a repórteres que ouçam justamente o polo oposto, que pede a retirada de recursos da previdência. É um chute contra a própria meta.
 
 
Com a omissão da instituição, os cidadãos não sabem, por exemplo, quanto deverá ser devolvido aos poderes do estado caso prospere a ação movida pela PGE. O valor está na ponta da língua dos técnicos da instituição, mas, na falta de um porta-voz, não é divulgado.
 
No caso do erro identificado no projeto de reforma previdenciária feito pelo governo do Paraná em 2015 parece haver menos urgência porque aquele ponto específico só gera efeitos a partir de 2030. De todo modo, como a solução está sendo debatida neste momento no âmbito da Secretaria da Fazenda, a omissão pública da Paranaprevidência – que também não se pronunciou sobre o tema – leva a crer que o interesse pelo equilíbrio previdenciário esteja subrepresentado.
 
Outro exemplo: na segunda-feira (8), a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública sobre a situação da Paranaprevidência. Organizada pelo mandato do deputado Requião Filho (PMDB), o evento teve representantes do Tribunal de Contas, do Ministério Público de Contas e de diversos sindicatos de servidores O debate foi relevante e a maior parte das exposições foi além dos discursos fáceis e exaustivamente repetidos sobre o tema. Enquanto todos falavam sobre a Paranaprevidência, a própria instituição, ausente da audiência, se calou diante de assuntos de seu absoluto interesse.
 
Defender um posicionamento público do instituto que viabiliza a obrigação previdenciária do estado vai além do discurso corporativista da defesa da aposentadoria dos servidores. A expansão do gasto previdenciário e o descontrole em relação ao planejamento dessa despesa são fatores que comprometem o caixa do estado de modo geral. A falta de atenção ao assunto agora pode impossibilitar a prestação satisfatória de serviços públicos no futuro.
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

10 de maio de 2018

Diretor do Sindicontas/PR participa de Audiência Pública sobre o futuro da Paranaprevidência

O diretor financeiro do Sindicontas/PR e conselheiro do Paranaprevidência, Luiz Tadeu Grossi,...

09 de maio de 2018

Plano P (Previdência)

O Palácio do Planalto não desistiu e vai tentar aprovar a Reforma da Previdência...

09 de maio de 2018

Aposentadoria de servidores de até 200 municípios está ameaçada; veja por quê

A aposentadoria de servidores de até 200 municípios brasileiros está sob risco....

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Trabalhos Colaborativos

Colabore ativamente na produção conjunta de documentos, como alterações estatutárias e atas.

Cooperativa de Ensino

Saiba tudo sobre este projeto inovador do Sindicontas-PR.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.