SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

REAJUSTE DE 370 MIL SERVIDORES É ADIADO PARA 2020

  • 25 de abril de 2018

O Governo Federal anunciou que irá adiar até 2020 o reajuste salarial de 370 servidores de 23 categorias, como professores, militares, auditores da Receita e peritos do INSS. O governo já havia tentado adiar a medida para 2019, mas acabou encontrando resistência por parte de alguns parlamentares. 

A União alega que o aumento salarial de 6,31% é muito alto, comparando o momento vivido com o ano de 2016, época que o acordo foi negociado e que tinha a inflação mais alta. De acordo com o Ministro de Planejamento, Esteves Calnago, esse adiamento pode gerar uma economia que ronda os R$ 5 milhões, além de ser fundamental para não ultrapassar o teto dos gastos e paralisar a máquina pública. 

Do outro lado estão os servidores públicos que contestam a decisão e prometem oferecer resistência caso mais medidas assim forem aprovadas. Segundo Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), a classe está recebendo essas notícias com surpresa, pois fogem do que foi acordado anteriormente. “Os servidores têm sido surpreendidos por medidas unilaterais da administração. Se vierem mais medidas arbitrárias, só temos uma resposta, que é trabalhar contra”, pontua. 

O governo reconhece que enfrentará resistência dos servidores públicos, porém classifica a mudança como necessária e espera uma melhora no cenário após a eleição para presidência. “Poderia ser projeto de lei ou medida provisória. Seria a mesma tentativa que a gente fez agora, mas talvez num outro cenário, com um presidente eleito”, finaliza Colnago. 

Fonte: Opinião Livre

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.