Notícias » Sindicontas/PR

Importante conquista do SindiContas/PR e dos Servidores do Tribunal de Contas!

• 27 de outubro de 2017

O Sindicontas protagonizou importante momento no sindicalismo paranaense ao participar da criação do FASS (Fórum Associativo e Sindical dos Servidores), entidade que busca a defesa dos servidores sem envolvimento ideológico e político partidário. A criação da entidade foi decisiva para que conquistássemos a paridade no Conselho da Paranaprevidência.

Através do FASS, conseguimos a nomeação de 4 membros no Conselho de Administração (dois efetivos e dois suplentes)  e 4 no Conselho Fiscal (dois efetivos e dois suplentes). Nós do TCE/PR podemos contar com dois servidores. No Conselho de Administração, o presidente do Sindicontas/PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes e no Conselho Fiscal, Marco Antonio Noronha de Brum.

"Fazer parte do Conselho Fiscal da Paranaprevidência, mesmo que como suplente, é ter a oportunidade de por em pratica os conhecimentos técnicos adquiridos durante 38 anos de atividade profissional e que se encerraram com minha aposentadoria, além de levar os entendimentos e pareceres de auditoria produzidos pelos técnicos do TC. Representar os servidores públicos do Paraná no Conselho Fiscal é de muito orgulho pessoal, quer pelo reconhecimento dos servidores, como pelo desafio em buscar sempre o melhor para o funcionalismo", afirma Marco Antonio Noronha de Brum, diretor de formação política e sindical do SindiContas/PR.

É importante frisar a magnitude desta oportunidade para os servidores. Agora poderemos zelar ainda mais pela nossa Previdência, representando o interesse dos servidores buscando a saúde financeira da Instituição!

"Queremos ser a voz dos servidores do TCE/PR na gestão da entidade e contamos com a ajuda dos nossos representados para melhor gerir nossa aposentadoria", destaca o presidente do Sindicontas/PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes.

Entenda como funciona os conselhos

O Conselho de Administração, como órgão de gerenciamento, normatização e deliberação superior, é composto por dez Conselheiros Efetivos e dez Suplentes, todos escolhidos entre pessoas com formação superior e de reconhecida capacidade nas áreas de seguridade, administração, economia, finanças, direito, medicina ou engenharia. Suas competências estão descritas conforme art.12 Lei 12398 - 30 de Dezembro de 1998.

Os Conselheiros serão indicados na forma da Lei 15.469/2015:

• dois efetivos e dois suplentes indicados pelo Governador do Estado do Paraná;
  • um efetivo e um suplente indicados pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná;
  • um efetivo e um suplente indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná;
  • um efetivo e um suplente indicados pelo Ministério Público;
  • quatro efetivos e quatro suplentes eleitos diretamente pelas entidades representativas dos servidores públicos efetivos do Estado do Paraná da seguinte forma:
    - um titular e um suplente indicados pelas entidades associativas representativas do Quadro Próprio do Poder Executivo - QPPE;
    - um titular e um suplente indicados pelas entidades associativas representativas dos militares;
    - dois titulares e dois suplentes indicados pelas entidades sindicais;
    - um efetivo e um suplente eleitos diretamente pelos aposentados e pensionistas do Estado do Paraná.

O Conselho Fiscal, como órgão de fiscalização e controle interno, é composto por oito Conselheiros Efetivos e oito Suplentes, todos com formação de nível superior, qualificação contábil ou econômica e experiência na área ou em outra afim. Suas competências estão descritas conforme art.21 Lei 12398 - 30 de Dezembro de 1998.

Os Conselheiros serão indicados na forma da Lei 15.469/2015:

• um efetivo e um suplente indicados pelo Governador do Estado;
  • um efetivo e um suplente indicados pelo Tribunal de Justiça do Paraná;
  • um efetivo e um suplente indicados pelo Ministério Público Estadual;
  • um efetivo e um suplente indicados pela Assembleia Legislativa do Paraná;
  • três efetivos e três suplentes eleitos diretamente pelos servidores públicos efetivos do Estado do Paraná;
  • um efetivo e um suplente eleitos diretamente pelos aposentados e pensionistas do Estado do Paraná.

PRPREV em números

• Dados de AGOSTO/2017