SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Pesquisa indica que forma de composição é ‘obstáculo’ aos Tribunais de Contas

  • 28 de julho de 2016

Levantamento inédito Ibope/CNI mostra que 75% dos entrevistados repudiam critérios políticos para escolha de conselheiros e ministros das Cortes de Contas; maioria avalia, porém, que esses Tribunais 'são essenciais no combate à corrupção e à ineficiência'

Pesquisa inédita Ibope/CNI mostra que a atuação dos Tribunais de Contas é vista como ‘decisiva’ no combate à corrupção e à ineficiência dos gastos públicos. Mas o levantamento mostra, ainda, que 75% dos entrevistados veem a forma de composição do colegiado como um ‘obstáculo’ ao bom desempenho dos Tribunais.

Estas são algumas conclusões do mapeamento realizado a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que mediu o conhecimento e a avaliação do brasileiro sobre as Cortes de Contas.

Foram entrevistadas 2002 pessoas entre os dias 24 e 27 de junho de 2016, com margem de erro de 2%.

“Essa percepção (sobre o modelo de indicação dos conselheiros) reflete a crise do Estado e da política, que afeta, de forma geral, o juízo de valor da sociedade sobre as instituições públicas”, considera Valdecir Pascoal, presidente da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon).

Os Tribunais de Contas são órgãos auxiliares do Legislativo, formados em parte por conselheiros e ministros escolhidos sob critérios políticos.

CORRUPÇÃO – A sociedade crê na importância dos Tribunais de Contas no combate à corrupção. É isto o que pensam 90% desses entrevistados, que concordam total (72%) ou parcialmente (18%) com esta afirmativa.

chart2

INEFICIÊNCIA – Além disso, 89% deles concordam que esses órgãos também desempenham papel importante no combate à ineficiência dos gastos públicos.

chart3

GESTÃO – Ao todo, 82% desse extrato concordam que os Tribunais de Contas ajudam a melhorar a gestão pública.

chart4

RECURSOS PÚBLICOS – Conforme a opinião de 80% desses entrevistados, a atuação dos Tribunais de Contas preserva os recursos públicos.

chart5

COMPOSIÇÃO – Os Tribunais de Contas são tidos como órgãos mais técnicos que políticos, para 62% deste extrato. No entanto, o modelo de indicação de seus membros é visto como um obstáculo ao bom funcionamento dessas instituições para 75% dos entrevistados. “Essa percepção reflete a crise do Estado e da política, que afeta, de forma geral, o juízo de valor da sociedade sobre as instituições públicas. O modelo atual, com a indicação de 1/3 do colegiado por origem técnica (membros substitutos e procuradores) representa um indiscutível avanço. Não obstante, cabe discutir novos aprimoramentos, a exemplo das propostas que defendem uma proporção ainda maior de membros originários das carreiras técnicas”, pondera o presidente da Atricon.
chart51

APROVAÇÃO – Entre os entrevistados que mostraram conhecer os Tribunais de Contas, chega a 94% o índice dos que concordam que esses órgãos devem ser mantidos.

chart7

DESEMPENHO – Apesar de uma parcela importante (33%) avaliar positivamente o desempenho dos Tribunais de Contas, as opiniões divergentes têm a mesma expressão numérica: 32% veem a atuação como regular e 30% mostram-se insatisfeitos.

chart71

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

28 de julho de 2016

Diretoria do sindicato estará no Tribunal todas as quintas-feiras

A partir do dia 28 de julho, o presidente do Sindicontas/PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes,  o...

25 de julho de 2016

A dívida dos Estados com a União em breves tópicos

A ação da União contra os Estados no tratamento da dívida (desses)...

22 de julho de 2016

PLP 257 ataca servidores e serviço público e está na iminência de ser aprovado

Para renegociar dívida dos estados, projeto congela salários de servidores...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.