SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

3 desembargadores votam contra o retorno de Maurício Requião ao TC e 1 a favor

  • 06 de outubro de 2015

Julgamento, porém, foi adiado nesta segunda-feira (5) pelo Órgão Especial do TJ

O julgamento do caso Maurício Requião, que pede o retorno ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, foi adiado mais uma vez no Órgão Especial do Tribunal de Justiça nesta segunda-feira (5).

Antes do adiamento, o relator do caso, desembargador Antonio Loyola Vieira, votou contra o mandado de segurança de Maurício Requião. Dois desembargadores acompanharam o relator.

Já o desembargador José Sebastião Fagundes Cunha abriu voto divergente, a favor de Maurício. Na sequência, Luiz Ozorio Moraes Panza pediu vista dos autos para “reflexão maior”.

Além disso, quatro desembargadores se declararam sob suspeição. O Órgão Especial do TJ é composto por 25 desembargadores.

Entenda o caso

A disputa pela vaga no TC passa por um imbróglio jurídico desde a escolha de Requião como conselheiro pela Assembleia Legislativa, em 2008. Ele acabou afastado do cargo por força de uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou ilegal a nomeação porque o processo eleitoral foi iniciado antes da aposentadoria efetiva do ex-conselheiro Henrique Naigeboren.

Além disso, Lewandowski entendeu que a indicação para o TC caracterizaria nepotismo, já que Maurício é irmão do senador, Roberto Requião (PMDB), que na época ocupava o cargo de governador. Por fim, pesou também o fato de a votação na Assembleia ter sido aberta, ao contrário do que ocorre no Congresso. Desde então, Maurício tenta, na Justiça, reassumir o posto.

Sem decisão final, em maio de 2011, o governador Beto Richa (PSDB) e o então presidente do Legislativo estadual, Valdir Rossoni (PSDB), anularam os atos que oficializaram a eleição e a posse de Maurício Requião. Com a cadeira considerada vaga, os deputados realizaram uma nova eleição e escolheram Ivan Bonilha, então procurador-geral do Estado.

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

05 de outubro de 2015

NOTA PÚBLICA - Parecer Prévio sobre as Contas do Governo

AUDITAR 05 de outubro de 2015 às 12:42   A...

05 de outubro de 2015

Auditar a dívida pública não é bobagem

Maria Lucia Fattorelli Rodrigo Ávila   Recentemente, recebemos...

25 de setembro de 2015

TCU vai auditar dívida pública do Paraná

A dívida pública do Paraná deve passar por uma auditoria do Tribunal de Contas...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.