SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

TCE quer saber a qualidade das informações dos portais da transparência

  • 01 de setembro de 2015

A prestação de contas dos municípios paranaenses vai levar em consideração, a partir deste ano, a divulgação correta das informações de gestão fiscal nos portais da transparência. Desde junho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) faz acompanhamento remoto dos sistemas, para identificar eventuais falhas na administração das contas públicas.

O órgão ainda não faz avaliação formal sobre a situação dos municípios no quesito transparência, mas informa que problemas com a divulgação dos dados, vai impedir que as prefeituras recebam a Certidão Liberatória e acarretará outras sanções. Este documento é considerado fundamental para a regularização das contas municipais e liberação de recursos.

Acompanhamento

O TCE afirma ainda que o sistema “permite o acompanhamento, à distância, e em tempo real, da execução orçamentária, financeira e patrimonial das administrações municipais. Também identifica, antecipadamente, falhas que podem levar a desperdício do dinheiro público, permitindo que o TCE aja preventivamente, alertando os gestores.”

Acesso dificultado

Na região metropolitana, todos os 29 municípios mantém portais da transparência. Conforme prevê a lei, em vigor desde maio de 2012, o link de acesso para os portais ocupa local de destaque, com banner na página inicial dos sites.
Porém, o acesso aos dados nem sempre é fácil. “Não podemos concordar com medidas ou tentativas de inibição da transparência, como necessidade de abrir oito telas pra chegar ao dado, informações que não são claras ou genéricas. São pontos que, independente do portal, qualquer cidadão deve fiscalizar”, destaca o presidente da Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da OAB-PR, Luciano Elias Reis.

Cidadania

“A atitude natural de quem recebe um tributo é que crie mecanismos para quem paga possa acompanhar o que e como os impostos estão sendo gastos. É o exercício da cidadania”, avalia o professor de Ciência Política e Economia da PUC-PR, Masimo Della Justina.

Órgãos estaduais

O advogado Luciano Elias Reis também coordena o comitê “De Olho na Transparência”, formado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB), junto com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o Conselho Regional de Economia (Corecon) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (Sescap-PR).

Em atuação há poucos meses, o grupo analisa os portais da transparência de oito órgãos estaduais, entre eles Tribunal de Justiça, Copel, Sanepar e Assembleia Legislativa. “Nosso comitê analisa o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e da transparência”, explica.

Proximidade

Além da curiosidade comum sobre a remuneração de pessoal e os gastos das instituições, Reis orienta o cidadão a, diante de tantas informações, a começar a busca por dados que são próximos à realidade do usuário. “Tem que começar a cidadania por aí. O ideal é pensar no que é mais próximo. Se a pessoa trabalha com tijolo, por exemplo, é possível verificar quanto foi gasto com tijolo, quanto ele custa”, exemplifica. Também é importante acessar mais de um site e compará-lo com o de outros órgãos ou municípios.

Pedido

Caso não esteja satisfeito com os dados disponíveis nos portais, o cidadão pode ainda solicitar mais informações, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação. Os próprios portais devem ter disponíveis formulários de contato.

Não divulgar as informações caracteriza descumprimento da lei e deve ser denunciado.

O TCE solicita que os cidadãos encaminhem suas denúncias para a ouvidoria do órgão: www.tce.pr.gov.br.

Matéria publicada em: Bem Paraná

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

31 de agosto de 2015

Dilma recua e desiste de ressuscitar a CPMF

Agência Brasil: O governo decidiu que não vai propor a criação de um...

31 de agosto de 2015

O superávit primário e o desafio das contas públicas

As últimas semanas foram marcadas pela presença do assunto “superávit...

31 de agosto de 2015

Servidores públicos do Rio Grande do Sul iniciam nova greve geral

De acordo com os sindicatos, o governo gaúcho pagou nesta segunda (31) apenas R$ 600 para os...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.