SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Reajuste ao funcionalismo vai a votação nesta quarta-feira

  • 10 de junho de 2015
Com o fim da greve dos professores, a Assembleia Legislativa do Paraná começa a votar nesta quarta-feira (10), em plenário, o projeto de reajuste para o funcionalismo. Como a proposta não prevê a reposição inflacionária de 8,17% ainda neste ano, havia o temor de que deputados apresentassem emendas ao texto, reabrindo o conflito com os servidores. Diante disso, um acordo foi costurado para que nenhuma alteração seja apresentada e o projeto tramite normalmente, sem atropelo nem votações num único dia.
 
Após pacotaço, dívida com fornecedores cai para R$ 928 milhões
 
Leia a matéria completa Veja também
Estudantes voltam às aulas no PR com o desafio de recuperar o tempo perdido
Com fim da greve, secretária diz que não há vencedores
Escolas reabrem sem calendário e com estrutura longe do ideal
A proposta estabelece o pagamento de 3,45% (referentes à inflação de maio a dezembro de 2014) em uma única parcela em outubro deste ano. A inflação de 2015 será zerada em janeiro de 2016. Já as perdas inflacionárias de 2016 serão pagas em janeiro de 2017 – quando os servidores também ganharão um adicional de 1%.
 
Além disso, o projeto prevê a reposição do IPCA de janeiro a abril de 2017 a ser paga em 1.º de maio daquele ano – quando a data-base do funcionalismo estadual voltará a ser em maio e não mais em janeiro.
 
Alívio
Desde que a proposta foi elaborada em comum acordo entre o Palácio Iguaçu e diversos deputados – de situação e oposição – na semana passada, havia a expectativa sobre qual posicionamento teriam os professores em relação à oferta do governo. Tão logo os docentes decidiram encerrar a greve da categoria, os parlamentares aprovaram o texto na Comissão de Constituição e Justiça e de Finanças da Assembleia.
 
Um certo impasse, porém, permanecia em relação à postura de alguns deputados em manter posição na defesa dos 8,17% de reajuste. Alguns governistas defendiam, inclusive, a não votação do projeto caso emendas fossem apresentadas em plenário. No fim do dia, após intensas negociações, o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), entrou em acordo com a oposição: ofereceu a votação da proposta sem nenhuma pressa e recebeu a promessa de que não haverá emendas ao texto. Com isso, a matéria deve ser aprovada apenas na semana que vem.
 
Apesar do acordo, a bancada de oposição anunciou que dará voto contrário ao projeto. “Seguiremos a posição do Fórum [das Entidades Sindicais], que é contra a proposta”, afirmou o líder oposicionista, Tadeu Veneri (PT).
 
Já o bloco “independente”, que por ora conta com 14 deputados, ainda não decidiu que posição adotará. “Ajudamos a construir essa proposta, que colaborou para encerrar a greve sem punição aos professores. Também acho que ela não é a ideal, mas não podemos trazer mais insegurança a quem está esperando uma solução”, defendeu o porta-voz do grupo, Tercílio Turini (PPS).
 
“Foi uma luta tremenda em busca de unidade. Com o fim da greve, voltamos à normalidade”, comemorou Traiano.
 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

10 de junho de 2015

Fórum Estadual dos Servidores divulga nota após fim da greve

Após reunião geral do Fórum Estadual dos Servidores (FES) com suas...

09 de junho de 2015

O direito de recomposição salarial

É pretensão dos servidores públicos o reajuste legal de 8,17% e o governo...

29 de maio de 2015

FES pronuncia-se sobre a proposta do Governo de 3,5% para reajuste da data base

A Coordenação do FES - Fórum Estadual dos/as Servidores/as e demais entidades...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.