SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Funcionalismo

Imagem

“Sem empatia é impossível ser um bom servidor público”; conheça a história de Jairo Brod

  • 17 de dezembro de 2020

Servidor da Câmara dos Deputados é reconhecido pelo seu trabalho ambiental e pela paixão por ajudar o próximo

Quando questionada sobre algum nome que poderia falar um pouco sobre o servidor Jairo Luis Brod, sua esposa Maria Lúcia foi enfática: “Não vai ser difícil encontrar alguém. Todo mundo na Câmara adora o Jairo”. E, assim, imbuído de carisma e empatia que o analista legislativo nascido em Toledo, no Paraná, é conhecido pelos corredores da Casa.

A data 1978 foi o momento em que a história de Jairo se cruzou com Brasília. Inicialmente, ele veio para a capital federal para servir no Exército. Logo depois, ingressou via concurso no Banco do Brasil, onde trabalhou 15 anos. Depois, passou dez meses na iniciativa privada. “Mas eu via que minha vocação era ser servidor público”, conta, orgulhoso.

Finalmente, em 2004, prestou concurso para analista legislativo da Câmara dos Deputados. “Foi quando percebi que, além das possibilidades de ter um ganho financeiro que jamais pensei em ter na minha vida, poderia desenvolver plenamente essa marca em meu DNA, que é prestar serviços”.

Na Câmara, além de desenvolver suas tarefas – o de redigir discursos parlamentares, notas para jornais etc. –, também poderia desenvolver atividades socioambientais. Educador ambiental nas horas vagas, Jairo é engajado em projetos de sustentabilidade, distribui mudas e as planta pelo Distrito Federal. Atualmente possui um terraço com milhares de mudas de 4 tipos de Ipês e de flamboyants. “Eu distribuí 2.700 mudas dentro da Câmara. Fazia questão de entregar pessoalmente”, relembra.

Por acreditar tanto no poder da educação, Jairo – que é filiado ao Sindilegis – partiu para os projetos com a comunidade. O desejo de viver numa cidade mais arborizada e de dar noções de ecologia para crianças o levou a cultivar e distribuir mudas de árvores. Ao todo, já foram mais de 3 mil mudas doadas. O cultivo é feito com a ajuda das crianças. “Junto à meninada, preparamos os saquinhos, semeamos e, como tenho de trabalhar, eles regam e cuidam para que ninguém depreende. Trabalham com tanto carinho que chegam a batizar cada planta que nasce”, conta Jairo.

Empatia é a palavra-chave para ser um bom servidor público, segundo Jairo: “Ele tem que se doar, ser gentil, ser atencioso, tem que chamar as pessoas pelo nome, tem que ser humilde. Tem que ir além daquilo que se pede para você ser um bom profissional na área pública. Eu acredito nos servidores que vestem a camisa. Assim como têm sacerdotes que têm vocação, como têm militares, advogados e jornalistas, eu acho que têm pessoas vocacionadas para o serviço público, que fazem a diferença”.

Conheça melhor a história de Jairo, um dos homenageados do Gente que Inspira 2020, no vídeo abaixo

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.