Notícias » Sindicontas/PR, TCE-PR

2020 está acabando e confere ares de mudança para o ano que começa

• 17 de dezembro de 2020

2020 foi um ano de intensos desafios, alguns que já prevíamos e outros que nem imaginávamos. Além dos diversos embates políticos e cíveis que travamos contra as tentativas de ameaça aos nossos direitos, os efeitos da pandemia do novo Coronavírus mudaram radicalmente nossos moldes de trabalho e tivemos que nos adaptar às novas regras de convívio, novos hábitos sanitários e ao home office.

Também fomos compelidos, ao longo do ano inteiro, a nos adaptar e a responder com firmeza às novas regras da Reforma da Previdência, aprovadas no fim de 2019.

Além disso, promovemos encontros para debater e esclarecer as propostas da Reforma Administrativa e entramos em fortes conflitos, aliando-nos a outras instituições representativas dos servidores e da sociedade para derrotar essa PEC (32), que desmontaria o aparato público e seria extremamente danosa aos trabalhadores e à população brasileira, que depende de nossos serviços.

Nosso sindicato atuou diretamente e incessantemente contra os ataques federais e sociais aos servidores através de campanhas, notas, diálogos, pleitos e ações sociais. Estivemos ao seu lado, e atuamos junto às outras entidades representativas, unindo forças para enfrentar com seriedade e profissionalismo todas essas disputas.

As degradantes pressões geradas pelas condições inóspitas políticas e de saúde aos servidores e seus sindicatos falharam em perturbar nossos valores e impedir que realizássemos nosso trabalho. Como é de nossa natureza, não ficamos silentes aos ataques e devolvemos esse ímpeto com a reiteração e o impulsionamento das campanhas de valorização do servidor. Temos muito orgulho e felicidade por termos construído juntos um espaço de diálogo, aprendizado, confiança e conquistas, aproximando e fortalecendo o servidor e a população, bem como certificando que nossas vozes possam ser cada vez mais ouvidas devido às nossas graduais conquistas em espaços de decisão, apesar do vento que tenta nos empurrar para longe.

Entre conquistas e desmontes, os destaques decisivos deste ano foram nossa união, nosso foco e competência para não deixar o barco afundar. Todas as mudanças e desafios desse ano foram, para o Sindicontas-PR, aprendizados que serviriam de mote e estratégia para a determinação do novo prosseguir. Nosso Plano de Ação para 2021 traz uma perspectiva animadora e estabelece metas essenciais para que o servidor se sinta melhor acolhido, contemplado e defendido pelo sindicato. Nossa participação no programa do Pró-gestão também representa grandes avanços, cujos frutos vamos recolher muito em breve na forma de melhoria na gestão e maior transparência.

Nosso compromisso primeiro é, e sempre será, o de nos mantermos perseverantes na defesa dos servidores do TCE-PR. Vale destacar que nossa união é realmente o que faz a diferença e precisamos mais do que nunca, nos posicionarmos juntos contra aquilo que nos lesa e nos retira direitos fundamentais e a favor daquilo que é  mais justo e benevolente! Esperamos que o ano de 2021 possa trazer-nos mais para perto, literal e figurativamente, que nossas forças se encontrem em prol do bem comum e que nosso papel possa ser útil a cada vez mais servidores do tribunal de contas.

Em nome da diretoria, conselho e toda a equipe do SINDICONTAS-PR, entendo que a pandemia nos marcou profundamente e, com certeza terá reflexos por anos, mas em breve será somente um período de adversidade que foi superado. Apesar de todos os embates, temos a alegria de desejar um ótimo fim de ano a todos e que possamos descansar e recobrar energias para voltar com muita garra e esperança para zelar pelo que temos e conquistar um serviço público de mais qualidade para a população.

Grande abraço para todos e boas festas,

Luiz Tadeu Grossi Fernandes