Notícias » Sindicontas/PR, TCE-PR

Tribunal de Contas do Paraná completa 73 anos de serviços prestados à sociedade

• 04 de junho de 2020

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná completou, no dia 2 de junho, 73 anos de prestação de serviços e avanços no controle das contas públicas. Criado pelo Decreto-lei estadual nº 627, emitido pelo então governador do Estado, Moysés Lupion, em 1947, o TCE-PR construiu, ao longo do tempo, uma história de avanço permanente na fiscalização das contas públicas, na capacitação dos gestores públicos paranaenses e no apoio ao controle social. Mas tudo isso só é possível pelo eficiente trabalho prestado pelos servidores estaduais. “A celebração se estende para cada servidor, de cada setor deste tão importante órgão público do Estado”, lembrou o presidente do Sindicontas-PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes.

O TCE-PR é organizado e preparado para embasar os desafios de cuidar das contas da administração pública do Estado. Hoje o Tribunal é dirigido pelo conselheiro, Nestor Baptista, que está pela terceira vez na presidência do órgão.

Comemoração em casa

Devido a este momento atípico, as comemorações deste ano foram diferentes, a celebração do aniversário de 73 anos do TCE-PR foi à distância, sem eventos presenciais, em respeito às normas de distanciamento social. Aliás, ao completar 73 anos, o TCE-PR vem dando exemplo no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus e de solidariedade: desde o dia 23 de março, seus membros e servidores passaram a atuar em trabalho remoto; no dia seguinte, o órgão definiu a transferência de R$ 15 milhões do Fundo Especial do Controle Externo ao governo estadual, para reforço às ações na área da saúde.

“Temos muito a comemorar, mesmo neste momento, os servidores vem mostrando muita eficiência no serviço prestado à sociedade de forma remota, comprovamos em pesquisa realizada pelo Sindicontas que vários servidores estão atuando até mais que em suas atividades presenciais, isso é comprovado também na análise dos processos de transferências voluntárias, por exemplo, que teve aumento de 32% na produtividade, podemos dizer que é a forma do servidor presentear e honrar o órgão que atua”, afirmou Luiz Tadeu.

As comemorações do avanço do Tribunal, em inovação e adequação, podem ser destacadas, por exemplo, desde o dia 4 de maio, quando o TCE-PR passou a realizar sessões de julgamento virtuais. E, em 6 de maio, fez a primeira sessão plenária por videoconferência de sua história. Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), o conselheiro Ivan Bonilha, na abertura da reunião, saudou a iniciativa: "Isso é um marco, um patamar que o Tribunal passa a ter e não mais recuará”.

Ou seja, mesmo após sete décadas de atuação, o TCE-PR continua contemporâneo. Firme na missão institucional e constitucional de transparência e fiscalização pública.

Do mesmo modo, caminhando em conjunto com esses ideais, o Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná - Sindicontas-PR como representante da classe, orgulha-se do desempenho de cada servidor, como destaca o presidente, Luiz Tadeu: “Sabemos da importância de cada um na construção do que é hoje o Tribunal, na representatividade em busca de um Estado melhor e mais justo. Nós conseguimos muitas conquistas e vamos continuar no objetivo de reconhecimento e valorização dos nossos servidores e da nobre missão que nos foi atribuída, que é de zelar pela boa gestão dos gastos público.