SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Sindicontas/PR

Imagem

Sindicatos de todo o Brasil se reúnem em Curitiba

  • 26 de novembro de 2014
Representantes de diversas entidades de servidores dos Tribunais de Contas brasileiros estiveram reunidos na cidade de Curitiba (PR), nos dias 14 e 15 de agosto para tratar de temas de interesse e importância para a categoria e para as Cortes de Contas, no Encontro Técnico Nacional da FENASTC, realizado com apoio do Sindicatos dos Servidores dos Tribunais do Paraná (SINDICONTAS/PR) e da Associação Beneficente e Recreativa Tribunal de Contas (ABRTC). Com o tema central “Atualidade, Efetividade e o Futuro do Sistema Tribunais de Contas, Ministro e Conselheiro Cidadão, Transparência, Cidadania e Carreira Nacional de Auditoria”, as lideranças sindicais e associativas buscaram construir um consenso mínimo sobre distintos assuntos, somando-se as experiências individuais e as diferentes percepções derivadas da especialidade técnico-profissional dos servidores. Num primeiro momento,as lideranças apresentaram os cenários vivenciados em cada TC, nos vértices organização e planos de carreira, remuneração dos servidores, conquistas, prerrogativas da auditoria e dificuldades encontradas.
 
Depois, em sede de construção coletiva, democrática e participativa, foi possível divisar ações, estratégias e cronogramas para o alcance de conquistas e a mudança de paradigmas institucionais e do exercício do Controle Externo. Sobressaíram das discussões a definição isonômica da nomenclatura dos cargos de auditoria dos tribunais como Auditor de Controle Externo, com a delimitação legal de um piso remuneratório mínimo e o elenco básico de direitos, prerrogativas e atribuições, a serem seguidos por todos os 34 TCs.
 
No plano institucional, a edição de uma Lei Orgânica Nacional de Auditoria de Controle Externo, com todas as nuances e elementos para o bom exercício das atribuições constitucionais e a uniformização dos procedimentos de auditoria e julgamento – notadamente os de rito processual, recursos e aplicação de sanções – constitui-se de inegável urgência e imperiosa necessidade.
 
Em consenso, as entidades hipotecaram apoio às iniciativas e atividades desenvolvidas pela FENASTC, sobretudo aquelas de aproximação,
diálogo e composição com as demais entidades que representam outros atores sociais nos tribunais, considerando como premissa fundamental que as Cortes de Contas se dividem em três núcleos estruturais: a Auditoria, o Corpo de Julgadores e o Fiscal da Lei,  representados  respectivamente pelos Auditores de Controle Externo, Ministros ou Conselheiros e seus substitutos e Procuradores de Contas.
 
Neste sentido, a aproximação entre as entidades e, notadamente, a promoção da Mesa Nacional de Conversações sobre a atualidade
e o futuro do Sistema Tribunais de Contas, na manhã do dia 15 de agosto, é um passo decisivo e pontual para investir nos pontos de
semelhança na visão de cada entidade, para a propositura de ações ou medidas conjuntas, bem como as eventuais diferenças técnicas ou
opinativas possam ser apresentadas buscando o consenso mínimo.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

26 de novembro de 2014

Sindicontas convida todos os servidores para churrasco de confraternização

Caros Servidores,   O SindiContas/PR convida todos os servidores do Tribunal de Contas...

26 de novembro de 2014

Servidores da Justiça fazem protesto no TRE-PR

Cerca de 300 servidores da Justiça Federal do Paraná e do Tribunal Regional Eleitoral...

26 de novembro de 2014

Sindicontas/PR convoca filiados para dia 22 de agosto

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA 22ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA   A...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.