SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Ratinho Jr insiste no ataque aos servidores do estado, servidores do TCE-PR não são atingidos

  • 11 de março de 2020

Servidores públicos estaduais e governo ainda não chegaram a um acordo sobre a obrigatoriedade do recadastramento no sistema do governo para renovar ou não a autorização para o desconto da mensalidade sindical em folha de pagamento.

O decreto que obriga os servidores a fazerem a renovação foi editado em dezembro de 2019. Segundo o texto original, o prazo para o recadastramento se encerraria em 31 de janeiro. A pedido das entidades que representam os servidores, o prazo foi estendido até o dia 10 de março, próxima terça-feira.

O decreto não atinge os servidores do TCE-PR, contudo, o Sindicontas-PR tem apoiado os demais servidores estaduais na defesa contra os ataques recebidos por parte do governo estadual. "A forma como o governador vem encarando a questão é absurda e incoerente, basta ver o que tem publicado em suas redes sociais. O governador acusa os sindicatos de servidores de receber muito dinheiro, mas não se pronuncia acerca dos R$ 17 bilhões recebidos anualmente pelo Sistema S, dinheiro, inclusive, que está sendo usado para financiar campanhas contra as instituições democráticas", afirma o presidente do Sindicontas-PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes.

Durante uma reunião na tarde de hoje (segunda, 09), no Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), representantes dos servidores pediram a suspensão do cadastro por 1 ano.


Não houve acordo, o governo informou por nota, que a solicitação para que os servidores públicos estaduais revalidem autorizações de débitos em folha é uma medida de segurança de dados e informações pessoais, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, que começa a vigorar neste ano, e também garante a segurança financeira do servidor e dos recursos públicos.


A iniciativa visa regularizar registros necessários para que a auditoria da folha de pagamento do Estado, em curso, seja eficiente na apuração de todas as informações pertinentes a valores creditados ou descontados de cada servidor, dentro dos princípios de probidade e transparência. O Fórum das Entidades Sindicais (FES) defende não haver razões para um recadastramento de servidores.


A autorização deve ser feita para manutenção de descontos já autorizados, com exceção de descontos para instituições bancárias, e para novas adesões. A medida vale para todos os servidores, mesmo os que estão em licença ou os aposentados que não moram mais no Estado.


O assunto também está em discussão na Assembleia Legislativa do Estado. Na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, um projeto de lei que busca revogar o decreto está em análise pelos deputados.

 

Fonte original: Banda B, com informações ASCOM Sindicontas-PR

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

11 de março de 2020

Sindicontas-PR e representantes de servidores organizam atos em defesa do serviço público

Nessa segunda-feira (9), o Sindicontas-PR participou de reunião da Pública Central do...

11 de março de 2020

7 mentiras sobre o serviço público no Brasil

Mentira 1: O Brasil tem muitos servidores públicos Em levantamento feito pela OCDE, de 30...

11 de março de 2020

Dia 18/03 é Dia de Conscientização em Defesa do Serviço Público e da Democracia

O Sindicontas-PR, por meio da Pública – Central do Servidor e em parceria com todas as...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.