SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Sindicontas/PR

Imagem

Aprovada data-base dos servidores do TCE-PR no Plenário da ALEP

  • 11 de setembro de 2019
É o momento de apoiarmos o presidente da ALEP, Ademar Traiano, que está sofrendo ataques por ter dado andamento a matéria 
 
Nesta segunda-feira (9), os projetos de lei referente as datas-bases dos servidores públicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) e do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) foram aprovados em dois turnos na Assembleia. O presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (Sindicontas/PR), Wanderlei Wormsbecker, esteve presente nas sessões que definiram esse passo tão importante para a nossa categoria. 
 
Na ocasião, o ex-servidor público do TCE-PR, deputado Homero Marchese, questionou o fato da segunda votação dos projetos não ter sido previamente constada na pauta do dia. O presidente da Casa, Ademar Traiano, justificou a sua decisão: “Há um pleito muito forte de todos os representantes de sindicatos clamando por essa votação. É uma prerrogativa do presidente, conforme o Art. 29 – Inciso XVIII, de poder pautar a qualquer tempo, qualquer matéria. Portanto, eu decidi pautar mesmo sem ter anunciado, até por um apelo de todos os sindicatos que tem recorrido a essa presidência para submeter ao voto”. 
 
Homero ainda tentou apresentar uma posição contrária aos projetos: “Não me parece justo, não me parece razoável, que os servidores do Executivo pelo terceiro ou quarto ano seguido não tenham revisão geral e os servidores dos demais Poderes tenham. Me parece que essa Assembleia Legislativa precisa colocar um fim nisso, porque afinal de contas o caixa é único”. Em contrapartida, o deputado estadual Ricardo Arruda esclareceu o seu posicionamento favorável aos reajustes dos servidores: “É bom que fique claro que quem votar favorável a esse projeto não está jogando contra nenhum servidor público. Ao contrário, o que não podemos é prejudicar os Poderes que tem orçamento para ter o reajuste. Para que prejudicar uma categoria que tem o direito do reajuste? Não é falando não ao projeto que todos têm que ser iguais. Não são iguais, os Poderes são diferentes”. 
 
Complementando o posicionamento de Arruda, Elio Rusch também votou favorável aos reajustes: “Na verdade, há necessidade de nós, desapaixonados, fazermos uma análise do que é orçamento e o que cada Poder pode fazer. No estado do Paraná, se instituiu limites porcentuais para os Poderes. Em 2010, quando veio a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a Assembleia Legislativa, foi incluído o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) na transferência para os outros Poderes. Os Poderes são autônomos, os Poderes têm autonomia orçamentária e financeira. E, dentro do seu orçamento que lhe cabe pela Constituição e pela lei aprovada aqui na ALEP, eles têm autonomia financeira. E o Poder Judiciário, o MP, o TCE e a ALEP têm seu próprio orçamento. E eles atribuem a reposição salarial que acharem da melhor forma possível, desde que respeitado o que cada poder ou órgão pode gastar”.  
 
A segunda votação do projeto de lei nº 579/2019, referente ao reajuste dos servidores públicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, terminou com 34 votos favoráveis, 15 contrários e duas abstenções. A proposta repõe a inflação de 4,94% aos vencimentos dos servidores. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o único voto contrário ao projeto foi justamente do deputado Homero Marchese. Nesse momento, o governador Ratinho Júnior está sendo pressionado a não sancionar os projetos de lei, enquanto Ademar Traiano está sendo atacado por sua decisão. É o momento de todos os servidores públicos se unirem e prestarem apoio ao presidente da Casa, até mesmo porque caso ocorra o veto do governador, Traiano terá que ter força para sancionar o projeto. 
 
 
MANDE UMA MENSAGEM DE APOIO AO DEPUTADO ADEMAR TRAIANO: 
Twitter: https://twitter.com/DepTraiano 
Instagram: https://www.instagram.com/ademartraiano/ 
Facebook: https://www.facebook.com/traianooficial/ 
E-mail: deputadotraiano@gmail.com
 
 
DEPUTADOS QUE VOTARAM CONTRA OS REAJUSTES DOS SERVIDORES:
  • Boca Aberta Junior (Pros)
  • Coronel Lee (PSL)
  • Delegado Fernando Martins (PSL)
  • Delegado Jacovos (PR)
  • Delegado Recalcatti (PSD)
  • Do Carmo (PSL)
  • Evandro Araújo (PSC)
  • Homero Marchese (Pros)
  • Luiz Fernando Guerra (PSL)
  • Mabel Canto (PSC)
  • Mauro Moraes (PSD)
  • Rodrigo Estacho (PV)
  • Soldado Adriano José (PV)
  • Soldado Fruet (Pros)
  • Subtenente Everton (PSL)
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.