SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Reforma da Previdência provoca corrida por aposentadorias

  • 04 de setembro de 2019
24 mil pedidos em 7 meses
Supera total de pedidos de 2018
E de todos os anos desde 2009
 
De olho no trâmite do projeto da reforma da Previdência no Congresso Nacional, 24 mil servidores do Poder Executivo requisitaram aposentadoria nos 7 primeiros meses de governo. O levantamento é do jornal O Estado de S. Paulo, com base em dados do Ministério da economia.
 
O número já supera o total de pedidos feitos em 2018: 18,8 mil. Em 2017, em meio a negociações pela reforma no governo Temer, as aposentadorias foram 22,4 mil, ainda abaixo do acumulado neste ano. Entre 2004 e 2016, os pedidos oscilaram entre 7 mil e 16 mil ao ano.
 
O serviço público só apresentou uma busca intensa assim durante os debates da reforma no governo Fernando Henrique Cardoso. Ainda segundo o que o Estadão apurou, entre 1995 e 1998, a média de pedidos no Executivo ficou em 27,5 mil ao ano, com um pico de 36,8 mil em 1995, ano de envio da proposta que virou a primeira grande transformação nas regras de aposentadoria do Brasil.
 
O governo enviou ao Congresso Nacional, em fevereiro, uma proposta para reformar a Previdência dos trabalhadores dos setores privado e público, acabando com a aposentadoria por tempo de contribuição e instituindo uma regra de transição.
 
Em março, também encaminhou uma proposta para os militares, que veio acompanhada de um projeto de reestruturação de carreira (que diminui o impacto das mudanças previdenciárias para essa categorias). Os textos ainda estão tramitando no Legislativo.
 
Fonte: Poder 360 
 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.