SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Comissão tenta votar Previdência esta semana, mas há risco de adiamento, diz Ramos

  • 02 de julho de 2019

Ainda há pontos em negociação, como aposentadoria de carreiras da segurança pública

O presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência na Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), disse nesta segunda-feira (1°) acreditar que a proposta será votada pelo colegiado nesta semana, mas alertou que sempre há o risco de adiamento, uma vez que ainda há pontos em negociação.
 
Na terça-feira, líderes partidários, governadores, o relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tentarão chegar a uma solução sobre a extensão das novas regras previdenciárias a Estados e municípios. Só então haverá a leitura de uma complementação de voto na comissão, o que abre o caminho para a votação da proposta.
 
"Acho que votamos essa semana. Mas risco sempre existe", disse Ramos à Reuters, questionado sobre a possibilidade de adiamento. "Vamos ver o clima amanhã", acrescentou.
 
Além da questão envolvendo os entes federativos, a aposentadoria de carreiras da segurança pública é outro ponto de tensão, de acordo com a assessoria do presidente do colegiado.
 
Para Ramos, a mobilização pela flexibilização das novas regras, principalmente por parte de integrantes do PSL ligados às categorias, tem trazido dificuldades para a proposta.
 
"A tensão que cerca essas categorias, ao mesmo tempo que causa um impacto fiscal significativo, estimulará outros segmentos a pressionarem para ficar se fora da reforma", afirmou o deputado, segundo texto encaminhado por sua assessoria.
 
À Reuters, o presidente da comissão avaliou ainda que manifestações como a de domingo não ajudam na negociação pela aprovação da reforma.
 
"Essas manifestações atacando o Congresso são um equívoco", afirmou.
 
No domingo (30), cidades brasileiras registraram manifestações em apoio ao ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, à operação Lava Jato, à reforma da Previdência e ao governo do presidente Jair Bolsonaro, e também tendo como alvo parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general da reserva Augusto Heleno, chegou a participar de ato organizado em Brasília.
 
Segundo uma fonte que acompanha os bastidores das conversas sobre a Previdência, tem aumentado o mal-estar no Parlamento em relação ao governo.
 
Recentes declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, criticando o texto produzido pelos deputados para reformar a Previdência provocaram irritação na Câmara, inclusive do presidente da Casa.
 
Paralelamente, a atuação do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, não tem agradado o chamado centrão, que também é alvo de defensores do governo.
 
A oposição, em outra frente, não promete vida fácil a quem quiser correr com a votação da proposta. A estratégia número um, segundo a líder da minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), é a de obstruir a votação.
 
Segundo ela há pelo menos 9 pedidos para votações separadas de emendas para alterar o texto, mas antes disso haverá a tentativa de conseguir mais tempo logo após a apresentação do voto complementar do relator.
 
"Na apresentação da complementação de voto, a gente vai apresentar um requerimento adiando a votação porque nós precisamos de tempo para entender o voto novo, entender o conteúdo, as modificações feitas, e divulgar isso para a sociedade brasileira", explicou a líder, que considera "muito difícil" uma conclusão da votação da proposta na comissão ainda nesta semana.
 
Jandira explicou que a oposição trabalha, em conjunto com outros partidos, para alterar o texto por meio dos destaques apresentados e negocia, ainda, o apoio do chamado centrão a um dos requerimentos de adiamento de votação.
 
A deputada concorda com o presidente da comissão e aponta que o próprio governo cria um quadro de desarticulação quando "agride os parlamentares o tempo inteiro".
 
"Eu acho uma falta de altivez do Parlamento brasileiro correr com uma proposta... de um governo que desrespeita o Parlamento de manhã, de tarde e de noite", afirmou, considerando eventual celeridade na aprovação como uma subordinação.
 
"É uma proposta injusta com o povo pobre desse país."
 
Fonte: Folha de São Paulo 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.