SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Moreira: capitalização não 'para de pé' só com contribuição do trabalhador

  • 10 de maio de 2019
O relator da proposta na Câmara descartou ainda a criação de novas despesas como solução para o problema da Previdência
 
Na opinião do relator da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), o projeto de capitalização proposto pelo ministro Paulo Guedes "não para de pé". O deputado não considera viável cobrar apenas dos trabalhadores, mas não disse se incluirá participação das empresas ou do governo no parecer que apresentará em junho. Essa parte, segundo o parlamentar, ainda está sendo estudada.
 
"Eu acho que há quase que uma unanimidade do ponto de vista que a capitalização, só com a contribuição do indivíduo, não para de pé", comentou, após a segunda audiência pública da comissão, nesta quinta-feira (9/5). Para ele, é preciso haver garantias de que, no decorrer do tempo, o trabalhador terá acesso aos recursos que investir na poupança individual.
 
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que tem sido discutida pelos deputados, prevê a criação de um sistema de contas individuais para a Previdência, mas não obriga que as empresas contribuam para o custeio. No texto, há apenas a previsão de que elas também possam ser cobradas. Os detalhes só serão discutidos depois pelo Parlamento, caso a PEC seja aprovada. 
 
Moreira descartou a criação de novas despesas como solução para o problema da Previdência. Ele disse que é preciso buscar recursos dentro do orçamento já existente, "dos gastos que sejam menos justificáveis". "Precisamos analisar bem o orçamento, do ponto de vista também de ter uma receita da Previdência adequada", considerou.
 
Em relação às alíquotas progressivas propostas pelo governo, que aumentam a contribuição dos servidores públicos, mas diminuem a de quem ganha até um salário mínimo, ele disse que são "para quem pode pagar mais". A principal preocupação do relator é garantir que haverá recursos para que os trabalhadores consigam se aposentar futuramente. "Direitos sem orçamento é demagogia", declarou.
 
 
Fonte: Correio Braziliense
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.