SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Governo Bolsonaro cede e oferece chefias de estatais com projeção regional a partidos

  • 18 de abril de 2019
Painel
 
Água mole em pedra dura
O governo Jair Bolsonaro finalmente cedeu. O ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) fez uma lista de cargos de segundo escalão com grande projeção regional e, na próxima semana, começa a discutir a distribuição dos postos entre os partidos de centro e centro-direita que ele quer aproximar do Planalto. As nomeações se darão dentro dos critérios já estabelecidos. Na lista que foi ditada a deputados entram estatais e autarquias do porte da Codevasf, Sudam e Sudene e Banco do Nordeste.
 
Faça-os saber
A elaboração da lista de postos foi comunicada aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e também a presidentes e líderes de partidos. A expectativa é a de que as primeiras indicações chanceladas pelas cúpulas das siglas sejam formalizadas na próxima semana.
 
Fez? Aguente
A distribuição desses postos não soluciona, mas ameniza a relação dos partidos com o Planalto. Os líderes e deputados estão de olho também nas manifestações de ministros. “Não pedimos nada. Foi oferecido”, diz um deles, que conclui avisando que o governo precisa arcar com os acenos que faz para ter credibilidade política.
 
Causa maior
O forte desgaste imposto ao STF por decisões adotadas no esteio do inquérito que apura ofensas e fake news contra a corte preocupa ministros que são críticos à iniciativa. Daí o silêncio da maioria: ninguém quer acender fósforo em posto de gasolina.
 
Causa maior 2
Há, entre integrantes da corte, a avaliação de que, apesar da insatisfação com medidas como a censura imposta à revista digital Crusoé, é preciso preservar em alguma medida a imagem do Supremo, evitando ao máximo um embate público entre os magistrados.
 
Começou? Termine
Procuradores estão no aguardo dos próximos passos da chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, que tentou arquivar o inquérito do STF e anular decisões tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes até aqui. Querem que, no mínimo, ela recorra ou entre com um habeas corpus.
 
Nervos de aço
Pessoas próximas a Dodge afirmam que ela atua sob pressão extrema de integrantes de sua carreira.
 
Bode expiatório
A insatisfação com o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo, chegou até a equipe econômica e o Planalto. O adiamento da votação da reforma da Previdência na CCJ, num primeiro momento, ficou na conta dele.
 
Vida real
À tarde, quando integrantes do governo sentaram para conversar com deputados, ficou evidente que havia risco real de derrota ou de uma vitória magra, o que apontaria caminho muito difícil na comissão especial –estágio seguinte da tramitação– e no plenário.
 
Lipoaspiração Só aí a equipe econômica avalizou alterações no relatório que será apreciado pela CCJ na próxima terça (23). Serão descartadas mudanças no FGTS, a previsão de que só o governo pode mexer nas regras da aposentadoria e itens da desconstitucionalização, entre outros.
 
Vim, vi e venci
O deputado, Arthur Lira (PP-AL), um dos mais atuantes na CCJ, diz que, por ele, “agora está tudo certo para votar na semana que vem”.
 
Cada um por si
Os caminhoneiros divergem sobre quem tem legitimidade para negociar em nome deles. Os canais acionados pelo governo nesta semana foram criticados.
 
Visitas à Folha
Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo) visitou a Folha nesta quarta (17). Estava acompanhado de Ricardo Yazbek, vice-presidente da entidade, e Claudio Bernardes, presidente do Conselho Consultivo.
 
João Octaviano, secretário de Logística e Transportes do estado de São Paulo, visitou a Folha na terça (16). Estava acompanhado de Eduardo Guedes e Luís Eblak, assessores.
 
 
Fonte: Folha de São Paulo
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.