SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Reforma administrativa chega à Alep com promessa de corte de cargos

  • 13 de fevereiro de 2019

Texto prevê fusão de secretarias (e novas nomenclaturas), com redução de 313 postos

O governo do Paraná encaminhou nesta terça-feira (12) à Assembleia Legislativa o projeto de lei da “reforma administrativa”. De acordo com a gestão Ratinho Junior (PSD) , o texto propõe a fusão de secretarias (e novas nomenclaturas) – o que, na prática, representaria o corte de 313 cargos, o equivalente a R$ 10 milhões por ano, aproximadamente. De 28 secretarias, ou cargos com status de secretário, sobrarão 15.
 
“Financeiramente, podemos até concordar que não é um impacto grande, se comparado ao orçamento do estado, mas a simbologia disso é forte”, avaliou o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), que é líder do governo na Assembleia Legislativa.
 
O projeto de lei deve ser o primeiro item da pauta da próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), prevista para daqui uma semana. Na estimativa de Bakri, o texto deve ser aprovado até o início de março.
 
Em aceno à oposição, Bakri não pediu regime de urgência. “Até o mês que vem queremos vê-lo aprovado porque ele impacta diretamente no funcionamento do Executivo. Mas não queremos empurrar goela abaixo de ninguém”, disse ele, que prometeu diálogo com oposicionistas, minoria na Casa.
 
A proposta que chegou nesta terça-feira (12) ao Legislativo é vendida como uma primeira etapa do que o governo estadual classifica de “enxugamento da máquina pública”. Outros dois projetos de lei envolvendo a estrutura administrativa do Executivo ainda serão encaminhados ao Legislativo.
 
“Aposentadorias”
Outro texto de autoria do Executivo que começou a tramitar na Assembleia Legislativa é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com a “verba de representação” para ex-chefes do Executivo.
 
A ideia inicial é acabar com o benefício para ex-governadores do Paraná a partir da data da promulgação da PEC. Mas, de acordo com Hussein Bakri, há parlamentares dispostos a tentar eliminar aposentadorias já concedidas no passado.
 
“Há uma dúvida jurídica, se isso pode ser aplicado ao passado ou não, a questão do direito adquirido. Tem uma corrente aqui [na Assembleia Legislativa] que defende que o benefício seja cortado para quem já recebe”, antecipou ele.
 
A PEC também deve entrar na pauta da CCJ já na próxima semana.
 
 
Fonte: Gazeta do Povo
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.