SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Projeto que altera a Paraná Previdência recebe emendas e voltará a ser analisado na CCJ

  • 17 de dezembro de 2018
Na manhã desta quinta-feira (13), os deputados estaduais fizeram duas sessões extraordinárias. Na primeira foi aprovado em primeiro turno, o projeto do Poder Executivo, que altera o Plano de Custeio do Regime Próprio de Previdência Social do Estado. Mas o projeto recebeu duas emendas na segunda sessão e, por isso, precisa retornar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
 
A medida exime o Estado da contrapartida referente à contribuição de aposentados e pensionistas. Há mais de 3 anos o governo do Paraná desconta do benefício de aposentados e pensionistas 11% sobre o valor que supera o teto do INSS.
 
No entanto, a contrapartida do Executivo na mesma quantia recolhida pelos inativos nunca foi paga. O projeto em tramitação na Assembleia oficializa essa postura
 
O assunto tem provocado polêmica. Nesta semana o TCE-PR  encaminhou ofício à governadora Cida Borghetti; ao governador eleito, Ratinho Jr.; à Assembleia Legislativa; ao Ministério Público Estadual; e à Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Seap).
 
Uma inspetoria realizada pelo órgão avaliou que a isenção da contribuição patronal sobre aposentados e pensionistas vai provocar forte redução nas receitas da previdência estadual, já deficitária.
 
Acrescenta, ainda, que o perdão da dívida previdenciária de obrigação patronal, sobre os servidores inativos e pensionistas do Poder Executivo, representará uma redução de R$ 380 milhões a R$ 400 milhões por ano nos cofres da previdência estadual.
 
Apesar do alerta do TCE, o texto segue tramitando em regime de urgência na Casa. O especialista em previdência, Renato Follador, disse que o governo estadual está pensando em um fôlego financeiro imediato, mas isto vai levar à futura implosão do sistema previdenciário.
 
Renato Follador falou ainda sobre o cálculo para o equilíbrio da previdência. É uma equação que está sendo ignorada, chamada de cálculo atuarial.
 
 
Fonte: CBN Curitiba
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.