SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

PIB do Brasil cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018, em linha com o esperado

  • 04 de dezembro de 2018
A expectativa era de aceleração de 0,8% na comparação trimestral e 1,6% na base anual, segundo pesquisa da Bloomberg 
 
O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro fechou o terceiro trimestre do ano com crescimento de 0,8% em relação ao segundo trimestre, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o terceiro trimestre de 2017, a alta foi de 1,3%. 
 
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A expectativa era de aceleração de 0,8% na comparação trimestral e 1,6% na base anual, segundo pesquisas da Bloomberg com 33 e 31 economistas, respectivamente. O IBGE revisou para baixo o PIB do segundo trimestre, que passou de alta de 1% para alta de 0,9% na base anual. 
 
No acumulado nos quatro trimestres terminados no 3º trimestre de 2018, o PIB subiu 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já no acumulado do ano, o PIB cresceu 1,1%, em relação a igual período de 2017. Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2018 alcançou R$ 1,716 trilhão, sendo R$ 1,464 trilhão. 
 
Na comparação com o segundo trimestre, a agropecuária registrou crescimento de 0,7%, a indústria teve variação positiva de 0,4% e os serviços aumentaram em 0,5%.
 
Entre as atividades industriais, houve alta de 0,8% nas indústrias de transformação. Tanto as indústrias extrativas quanto a construção tiveram variação positiva de 0,7%. A única queda foi de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,1%). 
 
Nos serviços, todos os setores apresentaram resultados positivos: Transporte, armazenagem e correio (2,6%); Comércio (1,1%); Atividades imobiliárias (1,0%); Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (0,4%); Informação e comunicação (0,2%); Outras atividades de serviços (0,2%); e Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,1%). 
 
“Apesar de a agropecuária ter apresentado o maior crescimento, foram os serviços que mais influenciaram a taxa, já que são o setor de maior peso no PIB”, explicou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
 
 
Fonte: InfoMoney
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.