SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

O "começo" das criptomoedas

  • 21 de novembro de 2018
A Receita Federal abriu, em 31 de outubro, consulta pública para tratar do assunto do momento: criptomoedas. Esse é o primeiro passo relevante do governo para a tributação e controle deste novo ativo trazido pela era digital. Consulta pública é um mecanismo de transparência que pode ser utilizado pela administração pública para obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito de determinado tema. Neste caso, a Receita Federal está solicitando à sociedade, sugestões sobre normativos que pretende implementar para o controle das operações com Criptomoedas.
 
Existem várias problemáticas envolvendo as Criptomoedas no mundo. Fraude, lavagem de dinheiro e tributação.
 
Todavia, no cerne de todos os assuntos está a mesma questão. Definição. Do que se trata este novo tipo de ativo? Qual é a sua natureza? Quais são as partes envolvidas? A ausência de definição sobre os conceitos destes ativos tornam os mesmos juridicamente invisíveis e, consequentemente, impossíveis de controlar e tributar.
 
E é exatamente isso que a receita Federal está fazendo nesta Instrução Normativa que agora abre à consulta pública.
 
A ausência de definição sobre os conceitos destes ativos tornam os mesmos juridicamente invisíveis e impossíveis de controlar e tributar
 
A proposta de Instrução Normativa (IN) traz um capítulo só de "definições", para acabar (ou pelo menos restringir) a interpretação destes novos conceitos. É a Receita Federal dizendo o que entende por criptoativos. A definição do que é, consiste no primeiro passo.
 
O "começo" dos criptoativos no mundo jurídico. Definido o conceito, passam a "existir" juridicamente e, portanto, podem ser controlados. E podendo ser controlados, tudo fica mais transparente. Quem os possui, para quem são vendidos, como podem vir a ser tributados.
 
Na sequência, a IN dispõe sobre os procedimentos que deverão ser observados por pessoas físicas e jurídicas que possuem estes ativos, bem como pelos intermediários que os comercializam. Declarações, informações de propriedade, compra e venda, permuta, doação, transferência de moeda, cessão; assim como apresentação de valores, quantidades, partes envolvidas. E, claro, institui penalidades para quem não apresentar as informações necessárias ou prestar informação inexata ou fraudulenta.
 
Este é o primeiro passo tomado pela Receita Federal para fiscalizar as operações com criptoativos. Conforme informação da própria Receita Federal na exposição de motivos da Instrução Normativa, é primordial que as operações com estes ativos sejam controladas, não apenas pelo valor movimentado neste mercado (de aproximados R$ 44 milhões em 2014 para R$ 8 bilhões em 2017), mas pelas informações que se têm de "sonegação, corrupção e lavagem de dinheiro".
 
Ainda que entendamos ser discutível aplicar para a não declaração dos criptoativos o conceito de "sonegação" uma vez que inexiste – até o momento – regra expressa de que devem ser declarados (e como o seriam), fato é que a compra e venda ativos (de forma geral) está sujeita à tributação quando se apura ganho de capital. Na analogia, ganha o Fisco.
 
De qualquer forma, a corrupção e lavagem de dinheiro por si só, seriam suficientes para justificar a intenção do governo em controlar estas operações que hoje são feitas anonimamente (o que não é absurdo haja vista a capacidade de registro de informações da tecnologia Blockchain). Trata-se de uma tendência mundial, só possível frente à globalização do produto.
 
Parece claro que o próximo passo para a Receita Federal após "dar vida" aos criptoativos – o que faz reconhecendo-os juridicamente – será tributar de forma eficaz todas as operações possíveis, pegando para si uma parte de toda esta movimentação bilionária.
 
Mas a questão não é assim tão fácil, não bastará uma simples Instrução Normativa. É preciso todo um sistema de regulação (ainda que seja uma espécie de "autorregulação" como proposto por diversos executivos do setor), e ainda respeitar a rapidez da tecnologia e a volatividade do mercado.
 
Muitos são os desafios. A sociedade agora tem a oportunidade de participar de desta nova forma de se ver a tecnologia, lembrando que as propostas para a Consulta da mencionada IN deverão ser apresentadas até hoje (19 de novembro), seguindo os procedimentos requeridos pela Receita Federal. Esperemos os próximos passos.
 
 
Fonte: Valor Econômico
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.