SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Sem ajuste, teto de gasto terá ‘gatilhos’ de cortes em 2021

  • 21 de novembro de 2018
Se o próximo governo não conseguir avançar nas reformas em 2019, o teto de gastos atingirá o limite em 2021 e acionará “gatilhos” automáticos e impopulares de corte radical de despesas.
 
Isso aconteceria no pior dos três cenários vislumbrados pelo Instituição Fiscal Independente (Ifi) do Senado Federal. Nos outros dois cenários projetados pela entidade, as reformas e o ajuste fiscal caminham e o País volta a produzir superávits primários a partir de 2022 (otimista) ou 2023 (cenário base).
 
Na previsão mais pessimista, o funcionalismo público e até proposições legislativas (emendas de parlamentares) serão afetadas por cortes imediatos. “A emenda constitucional 95 é bastante clara e prevê ‘gatilhos’ que são acionados automaticamente e o governo [executivo, legislativo e judiciário] fica proibido de fazer qualquer ação que implique em aumento real das despesas”, explicou o diretor-executivo do Ifi do Senado, Felipe Scudeler Salto.
 
Mas ele diferenciou qualquer hipótese de ocorrer uma parada geral nos gastos como no modelo norte-americano de shut down (desligar).
 
Pelo texto da emenda 95 da Constituição, no caso de descumprimento ficará proibida a concessão a qualquer título, de vantagem, aumento, reajuste ou remuneração para membros dos poderes ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares.Também fica vedada a criação de auxílios, bônus, abonos, verbas e benefícios a servidores. 
 
 
Fonte: DCI
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.