SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Clipping

Imagem

Reajuste na Alep vai ser de 3,4%. Outros poderes terão 8,1%

  • 08 de julho de 2015

Deputados aprovam índice de aumento salarial para servidores da Casa igual ao do funcionalismo do governo. TC, MP, TJ e Defensoria vão ter reposição integral da inflação

 

  •  
  •  

Texto publicado na edição impressa de 08 de julho de 2015

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (7), em primeiro turno, projetos de lei que fixam em 8,17% o índice de reajuste dos salários de servidores públicos do Judiciário, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e Ministério Público. O porcentual corresponde à reposição da inflação de um ano. Para os servidores efetivos e comissionados da Assembleia, os deputados aprovaram correção salarial menor, de 3,45%, idêntico ao dos servidores do Executivo. O placar da votação foi 41 a favor e sete contra.

A diferença entre os reajustes foi criticada pela oposição, que votou contra o reajuste menor para os servidores da Assembleia. O deputado Péricles Holleben de Mello (PT) cobrou dos colegas “coragem” para votar contra as determinações do Executivo. “Por que a coragem dos deputados de restringir o reajuste de nossos servidores a 3,45% não é a mesma para limitar o reajuste dos servidores do Tribunal de Justiça?”, questionou. “Temos recursos para dar os 8,17%. Aprovar os 3,45% de reajuste é uma demonstração de fraqueza.”

O líder do governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), defendeu que os servidores da Assembleia ganhassem o mesmo reajuste dos funcionários do Executivo. “A presidência da Assembleia optou por seguir o que foi feito pelo governo do estado, com reajuste de 3,45%. Por outro lado, temos que respeitar os projetos que vieram do Tribunal de Justiça, da Defensoria e do Ministério Público. Essas instituições têm autonomia administrativa e seus planos de cargos, com progressões e quinquênios, que devem ser cumpridos”, disse.

Segundo o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), os servidores efetivos da Casa concordaram com um reajuste menor que o concedido aos demais órgãos. “Numa reunião com 134 servidores, apenas quatro foram contra”, disse. Em junho os servidores efetivos tiveram promoções, que elevaram os salários em até 20%. O deputado Tadeu Veneri (PT) disse que a efetivação dessas medidas foi suspensa por 90 dias para pressionar os servidores efetivos a aceitar o reajuste menor.

Nesta quarta-feira (8), os projetos que tratam dos reajustes salariais devem ser apreciados em segunda votação no plenário da Assembleia. A terceira e última votação deve acontecer na próxima segunda-feira.

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.