SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Clipping

Imagem

Julgamentos do Tribunal de Contas (ES) desconsidera pareceres técnicos em julgamentos de contas, afirmam auditores

  • 19 de dezembro de 2014
Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCES) afirmam que os conselheiros da Corte deixam de seguir os pareceres da área técnica da casa para aprovar contas que deveriam ser consideradas irregulares. Essa reclamação pode ser traduzida em números. De acordo com dados do Ministério Público de Contas (MPC), durante todo ano de 2006, o plenário do TCES julgou 257 contas irregulares. Já em 2013, esta quantia caiu para 49 contas irregulares.

Os números caem ano após ano. Para os auditores, o volume de acórdãos condenatórios ao pagamento de multa e/ou ressarcimento poderia ser muito maior, caso os conselheiros acompanhassem o parecer da área técnica e do MPC quando há irregularidades.
 
 
O procurador do Ministério Público de Contas, Heron Carlos Gomes de Oliveira, destaca que é grande o número de contas que apresentam indícios de irregularidades e são aprovadas pelos conselheiros.

A rejeição das contas de um gestor pode implicar na inelegibilidade do mesmo futuramente. Por isso, no entendimento do MPC, o plenário deveria acompanhar o parecer da área técnica e do MPC, cabendo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgar se aquela irregularidade se enquadra ou não na Lei da Ficha Limpa.
 
O outro lado

Por nota, a assessoria de imprensa da Corte de contas afirma que o TCE tem a missão de orientar e controlar os recursos públicos em benefício da sociedade, agindo com ética, transparência e profissionalismo. Deve realizar julgamentos justos, buscando responsabilizar apenas aqueles que causaram danos ao erário, que cometeram atos ilegais ou alguma irregularidade.
 
O TCE afirma não ser um órgão que deve reprovar contas para mostrar resultados. A nota diz ainda que a Corte age em prol do controle, incentiva o aprimoramento das ferramentas de fiscalização.
 
Ouça o áudio em: CBN Vitória
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.