SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Clipping

Imagem

Reforma da previdência é criticada por relator da CPI no Senado

  • 20 de junho de 2017

“Não é possível mudar a regra do jogo no meio da partida”, afirma Hélio José, sobre a reforma da previdência

Durante a 13ª audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência (CPIPREV), na tarde desta segunda-feira (19), representantes dos bancos públicos que mais devem à Previdência Social foram ouvidos. Na ocasião, o senador Hélio José (PMDB-DF) relator da CPIPREV, criticou as possíveis mudanças no sistema previdenciário brasileiro, em tramitação na Câmara dos Deputados, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016. O parlamentar defende que, novas alterações deveriam valer apenas novos trabalhadores.

O senador chamou de absurdo, a proposta do Executivo, que tenta mudar os direitos adquiridos dos trabalhadores. “Não é possível você estar jogando um campeonato e o governo querer mudar as regras do campeonato com o campeonato correndo, com todas as pessoas que entraram, assinaram um contrato e não valesse mais nada o contrato que assinaram”, disse Hélio José.

As críticas do parlamentar ocorrem porque, segundo Hélio José, tais mudanças prejudicam os servidores públicos, trabalhadores da iniciativa privada, além dos aposentados e pensionistas.

Privatização da previdência

O parlamentar observou que as novas mudanças da PEC 287/2016, em relação aos tempos de contribuições dos trabalhadores devem estimular a ‘privatização’ da previdência social no país.

Segundo Hélio José, com tais alterações as pessoas devem buscar no sistema privado a capitalização de recursos, de modo a garantir uma vida digna na aposentadoria, o que afirmou ser um risco para a seguridade social brasileira.

Por: ASCOMHJ | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.