SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Clipping

Imagem

Justiça federal suspende propaganda do governo sobre reforma da Previdência

  • 16 de março de 2017

Em decisão provisória, juíza atendeu a pedido de sindicatos do RS que entendem que a campanha publicitária contraria a Constituição por não ter caráter educativo

A 1ª Vara Federal de Porto Alegre determinou, na manhã desta quarta-feira, a suspensão imediata, em todo o país, da campanha promovida pelo governo Michel Temer sobre a reforma da Previdência

Em decisão liminar, a juíza federal Marciane Bonzanini estipulou uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. A Advocacia-Geral da União (AGU) disse que ainda não foi intimada, mas que, "tão logo seja, apresentará recurso".

A ação civil pública foi apresentada contra a União por sete sindicatos de trabalhadores do Rio Grande do Sul para quem a propaganda do governo não tem caráter educativo ou informativo, limitando-se a difundir a ideia de que a Previdência Social é economicamente inviável com objetivo de obter apoio da população ao projeto de reforma encaminhado à Câmara dos Deputados. Dessa forma, estaria indo contra o que determina a Constituição.

Assista a uma das propagandas do governo clicando aqui.

Após analisar uma série de anúncios veiculados em redes de televisão, jornais e internet, a juíza entendeu que há uso inadequado de recursos públicos e desvio de finalidade. 

Segundo Marciane, a campanha publicitária restringiu-se "a trazer a visão dos membros do partido político que a propõe" e passam "a mensagem de que, caso não seja aprovada a reforma proposta, o sistema previdenciário poderá acabar". Ela também destacou que o debate político a respeito do tema deve ser feito no âmbito do poder Legislativo. 

A juíza também intimou a União com urgência para o cumprimento imediato da liminar e pedindo para que se manifeste no prazo de 72 horas. No despacho, também abriu vista ao Ministério Público Federal, para que se posicione, "considerando a continuidade de análise liminar a ser feita após a oitiva prévia da União".

ZH tentou apurar o valor gasto pelo governo, até o momento, com propagandas da reforma da Previdência, mas a Secretaria Especial de Comunicação Social do governo afirmou que a informação "deve ser solicitada por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI)".

Na nota, a secretaria também afirma que "comunicar à população e aos seus representantes a imprescindibilidade dessa reforma, necessária para assegurar um crescimento sustentável para o Brasil no longo prazo, é um dos elementos centrais desses esforços".

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.